sexta-feira, 30 de maio de 2008

CEDACE

Resolvi reservar um espaço neste blog para dar a conhecer o CEDACE, designação abreviada de Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão.

A transplantação de medula óssea é uma prática terapêutica reconhecida, que permite muitas vezes a cura de doenças graves e que podem ser frequentemente mortais.
Para seres dador basta teres idade compreendida entre 18 e 45 anos e boa saúde. Vai-te ser pedido o nome e a morada e irás receber um folheto informativo do processo e um pequeno questionário clínico. É feita a colheita de um pouco de sangue da veia do braço, mais ou menos 20 ml, a partir do qual serão determinadas as características tecidulares dos teus leucócitos (chamada tipagem HLA) e serão estudados alguns marcadores virais para avaliar se és portador de doenças transmissíveis. Depois os teus dado são inseridos numa base de dados e já está.

Não custa nada pessoal. Eu fui ontem fazer a recolhar de sangue. Existem 3 centros, um no Porto, um em Lisboa e um em Coimbra.

Para informação mais completa, consultem o site http://www.chsul.pt/

A morada do de Coimbra é:
Centro de Histocompatibilidade do Centro
Campus dos Hospitais da Universidade de Coimbra
Praceta Prof. Mota Pinto - Apartado 90413001-301 Coimbra

Tel. 239 480 700/719
Horário: 2ª a 6ª feiras, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Amy Winehouse - Monkey Man

Zequinha, só para ti amor.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A vocês

Faltam aproximadamente duas semanas para o final das aulas, para o final de mais um ano académico, o final de um ano cheio de bons momentos. Fazendo uma análise do que foi vivido este ano posso dizer com muita certeza ( que a minha maezinha não me ouça ) que apesar de ainda estar longe do final da minha vida académica, ficaria muito triste se tivesse acabado o curso em 5 anos, este ano consegui superar a minha fasquia de fazer amigos, de bons momentos e de boas recordações. Foi um ano para recordar , vivi momentos únicos com pessoas incríveis, conheci gente fantástica, criei laços indestrutiveis, passei por situações hilariantes, outras embaraçosas, mas tudo isto faz com que tenham sido 365 dias que não trocaria por nada. Posso dizer que se voltasse atrás teria feito tudo da mesma maneira... bem, talvez tivesse limado algumas arestas. Costumo dizer que falo antes de pensar, que ajo antes de ponderar, mas foram estes actos impetuosos que me levaram a viver momentos inesquecíveis, até alguns que na altura poderão ter parecido erros enormes agora são recordações para toda a vida.
Recordarei para sempre esta ultima "queima perfeita perfeita que acabou" e a fundadora desta bela frase, a minha madrinha emprestada, as "black witches" , amigas do coração a quem presto homenagem através da minha cacauete, os meus 3 mosqueteiros do ISEC de quem eu tanto gosto, os meus meninos de Estruturas que apesar de todas as picardias espero que saibam que os adoro, o meu americano favorito, companheiro do café das 5 no Sr. Fernando, os companheiros do carro 58, os 3 rapazinhos do 5º piso a quem devo muitas lições de vida e muitos bons momentos, os meus 2 amores, que me aturaram mais que ninguém estes anos, que partilharam comigo toda uma vida, risos, choros, alegrias, tristezas, bons e maus momentos, mas que ficaram sempre do meu lado, um mano e uma mana que vou ter para toda a vida e muitos muitos mais que passaram na minha vida e que a marcaram de alguma maneira.
A maior parte de vocês acaba aqui a vossa vida de estudante, alguns continuarão comigo esta longa caminhada, mas a todos o meu muito obrigado, o meu coração é vosso.

Deolinda

Os meus agradecimentos ao menino que me apresentou esta composição musical. Muito bom.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Fitas

Esta é aquela altura critica de dar as fitas a assinar aos amigos, aos colegas de curso, professores, familiares. Felizmente tive muitas fitas para assinar este ano. Felizmente sim, apesar de ser sempre aquele stress de não saber o que escrever, ter muitas fitas para assinar significa ter muitas pessoas que me querem bem, muitos amigos, muitos colegas que partilharam uns anos de vida académica comigo e que é com muita felicidade minha que os vejo acabar, ou seja, muitos momentos e muitas pessoas para guardar no coração. Posso dizer que hoje recebi uma fita inesperada, não foi inesperada por não gostar dessa pessoa mas por a conhecer pouco tempo, mas fiquei muito feliz de a receber e foi com muito gosto que escrevi algumas linhas sobre o pouco tempo de convivência que tivemos. As fitas deste ano ensinaram-me uma coisa, quando gostamos da pessoa a quem dedicamos a fita, apesar da duvida sobre o que escrever, as palavras fluem e sai sempre alguma coisa com significado e não a frase típica "Tudo de bom, tu mereces. Beijinhos e abraços.", sempre algo para dizer, uma historia para relembrar, algo que nunca disseste mas na fita tens oportunidade de dizer. Que venham muitas mais e que eu tenha a oportunidade de distribuir muitas também.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dia do Sofá

Declaro fundado o Dia Mundial do Sofá. Dia de estar em casa, embrulhado numa manta, deitado no sofá, com o gato ao lado sem fazer ponta de nada. Declaro ainda que este dia pode ter várias réplicas mas de menor duração passando a chamar-se "Manhã do sofá" ou "Tarde do sofá".

sábado, 17 de maio de 2008

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Recuperação


Mudaram o fuso horário e ninguém me avisou.

Depois de uma semana de noites perdidas e dias passados a dormir, regressar ao horário dito "normal" em apenas um dia é impossível. Isto de adormecer em Coimbra e acordar em Moscovo é muito luxo mas dá cabo do sistema de uma pessoa. Fica aqui o meu protesto aos senhores que mandam na Universidade, deveríamos ter 9 dias de Queima e pelo menos uma semana de recuperação para as aulas. Acho que não é pedir muito... digo eu. :p

domingo, 11 de maio de 2008

Day 9

E chegou ao fim mais uma Queima das Fitas, uma das melhores de sempre, aproveitada ao máximo todos os dias, onde novas amizades foram feitas, antigas consolidadas, momentos inesquecíveis passados. Foi com muita honra que partilhei com alguns amigos a sua ultima Queima, as suas ultimas bengaladas na cartola, e com o final da noite a aproximar-se descobrimos o verdadeiro significado de "Capas negras de saudade, no momento da partida, segredos desta cidade, levo comigo pra vida."

Day 8

Mais uma noite de queima, mas esta com a particularidade de acabar na Ponte Rainha Santa ao som da Balada de Despedida cantada por um grupo de marmanjos e eu mesma só para ti Ritinha.
"E para a Rita não vai nada, nada , nada?.... Tudooo"
A manhã foi passada na praia com todo o vento e frio típico da Figueira da Foz mas com direito a muito calor, alegria, cantoria e animação.
Foi com muita pena minha que não assisti à Garraiada, mas esperava-me uma longa noite, a ultima noite, e o sono falou mais alto.
Mas aprendi que numa manhã de Garraiada se deve ir para perto da água por causa da sinusite. :p

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Day 7

"E salta Herman, e salta Herman, olé olé.... " & "Até tenho esferovite no umbigo."

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Day 6 - Andar de Slide

Melhores frases da noite : "Opah, tens é de meter uns ácidos." & "Amanhã vamos aos shots, pago eu."

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Day 5 - Dançando no balcão :p

Melhor frase da noite : "O próximo cigarro que eu fumar é na janela do teu quarto."_ by Anonimo

terça-feira, 6 de maio de 2008

Day 4

  • Desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa, desculpa.... :s

Day 3

  • "Já estás a acabar o curso?... Nã0. Era mesmo só por causa dos 3 beijinhos."

Day 2

  • Fã de chá gelado e caipirinhas de macieira

Day 1 - Serenata Monumental

  • Voltas e voltas nas rotundas e triângulos.. :p

quinta-feira, 1 de maio de 2008