A minha nova aventura é o curso de Formação de Formadores e neste curso aprende-se, além de muitas outras coisas, a comunicação não verbal (ou berbal como diz a Formadora).
A comunicação não verbal não é mais do que comunicar sem usar palavras, ou seja, com gestos, movimentos, olhares, etc.
Nunca tinha prestado muita atenção a este facto, mas a verdade é que todos nós falamos muito mais com comunicação não verbal do que com verbal. Como diz o povinho, para bom entendedor meia palavra basta, ou neste caso, para bom entendedor meio gesto basta. A verdade é que todos nós utilizamos gestos para mostrar o que queremos porque é bem mais fácil do que dize-lo em voz alta, e também porque alguns são incontroláveis, são os chamados "tiques".
O tremer das mãos quando estamos nervosos, a respiração acelerada, os próprios movimentos do corpo,tudo isto nos permite dizer o estado emocional da outra pessoa.
Existem pelo menos uns quantos gestos que todos já experienciámos, estou a falar da linguagem corporal do "flirt". Quem nunca utilizou os olhares, os movimentos, a própria expressão corporal para chamar a atenção de alguém?
Quanto a mim é sem duvida a linguagem não verbal mas interessante e extremamente apetecível.
1 comentário:
lol não haja duvida... a "linguagem não berbal" tem muito que se lhe diga :)
Enviar um comentário