sexta-feira, 30 de maio de 2008

CEDACE

Resolvi reservar um espaço neste blog para dar a conhecer o CEDACE, designação abreviada de Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão.

A transplantação de medula óssea é uma prática terapêutica reconhecida, que permite muitas vezes a cura de doenças graves e que podem ser frequentemente mortais.
Para seres dador basta teres idade compreendida entre 18 e 45 anos e boa saúde. Vai-te ser pedido o nome e a morada e irás receber um folheto informativo do processo e um pequeno questionário clínico. É feita a colheita de um pouco de sangue da veia do braço, mais ou menos 20 ml, a partir do qual serão determinadas as características tecidulares dos teus leucócitos (chamada tipagem HLA) e serão estudados alguns marcadores virais para avaliar se és portador de doenças transmissíveis. Depois os teus dado são inseridos numa base de dados e já está.

Não custa nada pessoal. Eu fui ontem fazer a recolhar de sangue. Existem 3 centros, um no Porto, um em Lisboa e um em Coimbra.

Para informação mais completa, consultem o site http://www.chsul.pt/

A morada do de Coimbra é:
Centro de Histocompatibilidade do Centro
Campus dos Hospitais da Universidade de Coimbra
Praceta Prof. Mota Pinto - Apartado 90413001-301 Coimbra

Tel. 239 480 700/719
Horário: 2ª a 6ª feiras, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00

2 comentários:

ineiiizi disse...

Eu fui!! A muito custo mas fui... Por uma boa causa ;)

Alma e Pele disse...

Realmente o panico de agulhas é um grave problema... Acima de tudo conta a intenção. Mas conseguiste miuda. Beijinhos