sábado, 26 de setembro de 2009

Linguagem não verbal


A minha nova aventura é o curso de Formação de Formadores e neste curso aprende-se, além de muitas outras coisas, a comunicação não verbal (ou berbal como diz a Formadora).

A comunicação não verbal não é mais do que comunicar sem usar palavras, ou seja, com gestos, movimentos, olhares, etc.

Nunca tinha prestado muita atenção a este facto, mas a verdade é que todos nós falamos muito mais com comunicação não verbal do que com verbal. Como diz o povinho, para bom entendedor meia palavra basta, ou neste caso, para bom entendedor meio gesto basta. A verdade é que todos nós utilizamos gestos para mostrar o que queremos porque é bem mais fácil do que dize-lo em voz alta, e também porque alguns são incontroláveis, são os chamados "tiques".

O tremer das mãos quando estamos nervosos, a respiração acelerada, os próprios movimentos do corpo,tudo isto nos permite dizer o estado emocional da outra pessoa.

Existem pelo menos uns quantos gestos que todos já experienciámos, estou a falar da linguagem corporal do "flirt". Quem nunca utilizou os olhares, os movimentos, a própria expressão corporal para chamar a atenção de alguém?

Quanto a mim é sem duvida a linguagem não verbal mas interessante e extremamente apetecível.

1 comentário:

-sakana- disse...

lol não haja duvida... a "linguagem não berbal" tem muito que se lhe diga :)